quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Afinando a Lingua e Zeca Baleiro



Ontem dia 15 de Setembro assisti o Programa "Afinando a lingua" no Canal Futura, apresentado pelo musico Tony Belloto, gosto muito desse programa pela ligação que faz da Literatura com a Musica Popular Brasileira. O tema de ontem era - Crônicas. Belloto mostrou dois livros; o primeiro de crônicas do Brasil no periodo de 1750 a 1820 de  e o poema de Ferreira Gullar intitulado " O Açúcar":

O branco açúcar que adoçará meu café

nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca.

Mas este açúcar
não foi feito por mim.
este açúcar veio
da mercearia da esquina e
tampouco o fez o Oliveira,
dono da mercearia.
este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.

Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.


Em lugares distantes,
onde não há hospital,
nem escola, homens que não sabem ler e morrem de fome
aos 27 anos
plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.
em usinas escuras, homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã
em Ipanema.

Num outro bloco do programa, Tony Belloto mostra atraves da musica a forma de contar uma história com o grande compositor, músico e poeta Zeca Baleiro, na música "O Hacker" que está no seu Cd PetShop MundoCão.


 
3. O Hacker
zeca baleiro


vem meu amor
vamo invadir um site
vamos fazer um filho
vamos criar um vírus
traficar armas poemas de rimbaud
(traficar armas escravos e rancor)


a vida é boa a vida é boa a vida é bela
quem teme o tapa não
não põe a cara na tela
como diz meu tio estelionatário
ladrão que rouba ladrão
tem cem anos de perdão
malandro também tem seu dia de otário


vagabundo acha que eu tô rico
nego pensa que eu sou bacana
quando a barra aperta eu faço bico
eu aplico eu não fico sem grana
eu me viro daqui eu me arranjo de lá
quem só chora não mama
no meio do pega-pra-capá


malandro que é malandro não teme a morte
malandro que é malandro vai pro norte
enquanto os patos vão pro sul

vem cá vem ver
como tem babaca na tv
vem cá vem cá
a vida é doce
mas viver tá de amargar
baby eu te espero
para o chat das cinco

quem sabe cyber
quem não sabe sobra


 

.




                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário