quarta-feira, 2 de setembro de 2009

10º Festival de Teatro de Penápolis


10º Festival de Teatro: Artistas podem obter registro profissional durante evento


Pela primeira vez na história dos Festivais de Teatro, a cidade de Penápolis terá a vinda de uma equipe do Sated/SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo) que irá avaliar os artistas da cidade e região interessados em obter o atestado de capacitação profissional, o registro DRT.
Dentre a programação do 10º Festival de Teatro de Penápolis, de 05 a 19 de setembro, que inclui apresentação de diversos espetáculos (adulto e infantil) para o público em geral e oficinas formativas para profissionais da área, haverá ainda a oportunidade inédita dos artistas conseguirem o registro DRT junto ao Sated, que estará na cidade dias 12 e 13 de setembro. Mas para tanto, será preciso um número mínimo de 35 candidatos ao registro, para que a equipe do Sated se desloque de São Paulo a Penápolis para a avaliação.
Podem participar da iniciativa, artistas de Penápolis, Araçatuba, Birigui e demais cidades da região que queiram obter o registro profissional nas funções: Aderecista, Ator/Atriz, Cenógrafo, Diretor, Diretor de Produção, Figurinista, Iluminador, Secretário Teatral, Sonoplasta, Figurante, Diretor de Cena, Maquinista Auxiliar, Manequim, Técnico de Luz e Som, Acrobata, Domador, Mágico, Palhaço, etc.

Procedimento
Para participar do processo de avaliação e emissão do DRT, os artistas interessados deverão reunir cópia de documentos pessoais, comprovar experiência profissional, elaborar uma pasta com trabalhos desenvolvidos, curriculum digitado e pagar uma taxa de entrada no processo. Todos os documentos necessários e procedimentos encontram-se detalhados no site do Festival de Teatro www.festivalteatropenapolis.com.br ou ainda no site do Sated/SP www.satedsp.org.br.
Quem preferir, pode ainda procurar orientação para elaboração desses materiais com Luiz Colevatti, no Teatro Municipal de Penápolis (18 – 3652.5570) e Alexandre Melinsky, em Araçatuba. Ambos serão responsáveis pela pré-avaliação das pastas.

Palestra
Todos os artistas que derem entrada no processo para registro DRT também deverão participar de uma palestra dia 12, com o tema “Profissionalização”, que será ministrada pela presidente do Sated/SP, Lígia de Paula Souza. Somente após efetuados todos esses procedimentos, os candidatos passarão pela banca examinadora do Sated/SP, composta pela presidente Lígia Souza, advogados, assessores jurídicos e secretários do órgão.
O 10º Festival de Teatro de Penápolis é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura em parceria com Sesc de Birigui e apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

Secom – PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário