sexta-feira, 17 de julho de 2009

Teatro - VINICIUS PARA CRIANÇAS


VINICIUS PARA CRIANÇAS

O espetáculo infantil "Vinícius para Crianças" será mais uma vez apresentado no Teatro Municipal "Maria Tereza Alves Viana", hoje à noite, a partir das 20h, com entrada franca à comunidade.

VINICIUS PARA CRIANÇAS é uma peça teatral para crianças de todas as idades. O espetáculo se utiliza da linguagem cênica proposta pela interpretação de poesias, o jogo, o que torna o espetáculo acessível e possível de se comunicar com as mais diferentes faixas etárias e níveis culturais. A linguagem verbal dos atores se propõe a comunicar, inclusive, com crianças em processo de alfabetização.

Cinco personagens-atores em cena, Dayana Lisboa, Janaina Violin, Joana Rial, Gabriel Kwitschal e Rômulo Marques, na tentativa de explicar para as crianças o que é teatro e o que é ser ator, usam a poesia de Vinicius de Moraes para deixar mais clara esta explicação ou, sob outro ângulo de análise, considerando a importância da escrita do autor, quando transforma o quarto dos dois meninos – Guilbert e Alexander numa Arca encantada, que toda criança precisa brincar.

Os personagens Lia, Sofia, Daradara, Guilbert e Alexander se envolvem com os nós do jogo teatral, como a exposição pelo foco da cena, agradar e ser aceitos pela platéia, a necessidade do uso da imaginação, a construção de personagens e a improvisação.

O espetáculo está construído em quadros interpretados a partir das poesias do Livro “A ARCA DE NOÉ”. No encerramento, as personagens-atores prestam uma singela homenagem a todas as crianças, reverenciando alguns animais do Brasil e do mundo destacados na arca-de-noé.

O espetáculo procura tratar a criança como um ser humano inteligente, fundamentalmente capaz de imaginar, e transformar o cotidiano de cada uma delas, através da solidariedade, amizade, perdão, a arte e o artista.

O cenário, o figurino e os adereços cênicos foram reduzidos ao mínimo necessário e destituídos de apelos visuais, como cor e movimento, para que o ator e a sua linguagem teatral pudessem se sobrepor a qualquer outro recurso cênico capaz de iludir a criança ou diluir a sua atenção deste núcleo essencial. Esta é uma tentativa de recuperar, em espetáculo para crianças, a importância do ator no jogo teatral, preparando a nova platéia para os encontros futuros com este que é a essência da função teatral.
Espera-se que ao se envolver com cada quadro dessa encenação, as crianças possam (re)descobrir o teatro.

A direção é do Penapolense Luís Colevatti, um dos premiados e destacados diretores da nova geração que o interior de São Paulo vem produzindo. VINICIUS PARA CRIANÇAS é um dos vários trabalhos para crianças deste diretor que já foi premiado com seus espetáculos em alguns importantes festivais de teatro do Estado.

A encenação e produção é da Cia. Os Meninos que Contam, de Penápolis, cidade do interior de São Paulo que vem recuperando a sua tradição teatral. A Companhia é egressa da Cia. Teatro Pano de Fundo que tem acumulado importantes prêmios no seu currículo. Este é o 1º espetáculo da companhia que resolveu falar para crianças.

No elenco, Dayana Lisboa, Janaina Violin, Joana Rial, Gabriel Kwitschal e Rômulo Marques. Na luz Luís Colevati, na sonoplastia Mônica Gomes e na produção musical, visual e divulgação Ricardo de Faria. A direção e a produção executiva é de Luís Colevatti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário