sexta-feira, 3 de julho de 2009

A LEITURA NO BRASIL

45% dos brasileiros não querem saber de ler

Leio na Folha de S. Paulo que 45% dos brasileiros afirmam não gostar de ler. Foi a conclusão da pesquisa “Retratos da Leitura do Brasil”, realizada pelo Ibope a pedido do Instituto Pró-Livro. O mesmo levantamento aponta que nós (nós?) lemos, em média, 4,7 livros por ano. Se a primeira constatação não me surpreendeu, a segunda, sim. Conheço muita gente, com diploma universitário, que nunca chega aos quatro livros por ano. Já ouvi dizerem, com orgulho, que só abriram livros na escola, e pela obrigação da nota.Na empresa em que trabalho, sou referência quando o assunto é leitura ou significados de palavras, porque edito uma revista e tenho um dicionário ao meu lado. Ou porque sempre estou com um livro aberto no intervalo para o almoço. É quando escuto o quão desagradável e maçante pode ser, para alguns dos colegas, a experiência da leitura de um livro. Ao comentário de um, logo se juntam as impressões de outro, até que começo a me sentir o E.T. de Varginha por insistir nesta minha perversão sexual que são os livros. O caderno de esportes é uma publicação que faria sucesso se vendida separadamente do jornal. Mas, livros?... Só por obrigação.Logo, os leitores de mais de 4,7 livros por ano farão parte de segmentos facilmente identificáveis, como os cinéfilos e os enófilos. E os colecionadores de borboletas. Gente de óculos de fundo de garrafa, cheia de manias e alergias. E que sabe ler e escrever.
por Alexandre Carvalho dos Santos - texto extraido do blog www.www.interney.net/blogs/rolleiflex
Esse texto do Alexandre nos remete a uma revisão profunda dessa crise, que convive no nosso pais há muito tempo, que infelizmente inicia-se pela elite que nunca conseguiu enxergar o futuro, e o via de forma bastante embaçada. Educação e cultura só para poucas classes sociais, criando um perverso e equivocado sistema social com o poder garantido . Ler livros era apenas um direito de uma burguesia que monopolizava a cultura. Na atualidade esse baixissimo percentual de leitura no Brasil, é muito " estranho", porque as crianças na verdade que são as maiores leitoras, e a medida que crescem até se tornarem adultas a média vai caindo de tal forma que chega a esse percentual de 45% de brasileiros que não gostam de ler.
Temos que pensar o que acontece nessa trajetória e porque a leitura principalmente nas escolas de ensino fundamental, médio e superior parece ser mais uma obrigação (castigo) e não um puro prazer na incessante busca de um novo conhecimento.
Sera que estamos diante do enigma da caixa de pandora - Decifra-me ou te devoro ?
por Reinaldo Cozer

Nenhum comentário:

Postar um comentário