sexta-feira, 26 de junho de 2009

Oficina Literária de HAIKAI em Penápolis


O Escritor , Jornalista e Editor Ademir Assunção nos brindou com uma palestra sobre o estilo literário Haikai no dia 25 de Junho na Sala Cora Coralina em Penápolis- SP.
No inico distribuiu uma apostila - "Breve Antologia de Haikais " que contem diversos haikais, começando pelo japones Bashô o criador deste genero literário e passando pelos seus discipulos, e bem depois Nenpuku Sato que chegou ao Brasil no inicio de 1900 e foi o primeiro a divulgar formando uma legião de seguidores. Na palestra muito dinamica fala de Guilherme de Almeida, Millôr Fernandes , Decio Pignatari e culminando com o Paulo Leminski. O Haikai esta baseado em tres elementos como um triangulo equilátero: 1º - a eternidade - 2º o momento, o instante , o flash - 3º consequencia , interação dos elementos , percepção , a vida. O Espírito do zem budismo esta incrustado no Haikai
Antes do termino da palestra sugere que os participantes tentem fazer haikais na Praça 9 de Julho próxima da Sala Cora Coralina.
Na volta Ademir ouve cada Haikai dos participantes, comenta e sugere algumas modificações para não perder a sua essência.
A palestra foi no meu entender uma maravilhosa aula desse genero literário muito comum no Japão, que só conheci atraves dos escritos de Millôr Fernandes no antigo Jornal Pasquim ( Rio de Janeiro ) e decadas depois no aguçado estilo de Paulo Leminski que trocou a espada de samurai pela navalha do malandro sem pereder o fio do corte.
Escrevi o seguinte HaiKai :
Praça cinza
verdes folhas
som de pássaros
Hoje acordei com a palestra na cabeça, e diante de tanta informação recebida comecei a meditar pequenos poemas de tres versos, fazendo traços rapidos sem correção ,tentando resgatar uma escrita que já fazia de uma forma empírica motivado pelos haikais de Leminski.
Escrevi oito haikais mas um deles é uma homenagem ao poeta palestrante.
(a Ademir Assunção)
Espada afiada
corta ao meio
um ai outro cai
Livros sugeridos por Ademir Assunção durante a palestra:
- Bashô a lagrima do peixe - autor Paulo Leminski
- Signos em rotação - autor Otavio Paz - tradução Sebastião Uchoa Leite - Editora Pespectiva
- Conversa de passarinho - autora Alice Ruiz - Editora Luminosas

2 comentários:

  1. Olá, Reinaldo. Cheguei ao seu blog por meio de um link no blog do Solda e gostei bastante. Aliás, admiro a postura cultural de algumas pessoas aí de Penápolis. Tenho amigos daí. Linkei seu blog no meu, veja: http://musicissima.blogspot.com . Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ola Talita
    Dei uma olhada no seu blog e muito bom e deu um boa referencia de outros blogs de cultura.
    O meu blog ainda é um bêbê mas com certeza ianda vai crescer.
    Lembrei de uma frase do Cineasta Glauber Rocha que dizia: " Todo cineasta brasileiro deveria ter uma estátua em praça pública" mas podemos ir além dizendo : ' que todo artista brasileiro devia ter estátua também. Tem uma outra frase que diz : " Todo artista brasileiro precisa matar um leão por dia para sobreviver " vamos atualiza essa frase, não precisa matar nosssos animais - " Todo artista brasileiro precisa " matar" a ingnorância que borbulha das cabeças de pessoas que não acreditam na cultura.
    Estou como seguidor do seu blog.
    Abraços
    Reinaldo Cozer

    ResponderExcluir