quinta-feira, 25 de junho de 2009

Palestra de Toninho Vaz - 20 anos sem o poeta Paulo Leminski


A palestra do Jornalista , escritor e biográfo Toninho Vaz no Cine Lumine- Penápolis - SP foi realizada para um público interessado em Literatura e particularmente para conhecer melhor a vida do poeta, escritor, tradutor e compositor curitibano Paulo Leminski. O bate papo que se estendeu ate as 23h foi bastante elucidativo e rico em detalhes , foi exibido um video inédito do Programa Jornal da Vanguarda da TV Badeirantes de 1988 que mostra um Leminski, ousado, libertário, independente e de uma visão futurista bastante aguçada- um homem multimídia. Sua obra é bastante numerosa mas fragmentada entre poesia, prosa, e tradução de obras literárias dos autores : Jonh Fante, Yukio Mishima, Alfred Jarry e Samuel Beckett. Leminski infelizmente mos deixou no dia 07 de Junho de 1989 com 44 anos de cirrose, mas sua passagem foi de um "simples "cometa que deixou um rastro de luz de uma claridade tão intensa que nenhuma hidroelétrica poderia fornecer.
Toninho Vaz é autor do livro Paulo Leminski - o bandido que sabia latim - Editora Record , para os leitores interessados em mergulhar mais fundo sobre a obra, vida e agonia desse genial poeta.
Definição de Leminski sobre Poesia : " É a liberdade da minha linguagem"

Um comentário:

  1. Fala, Reinaldo, foi um prazer poder falar de um tema como Paulo Leminski, um autentico. Vi e respondi seu comentario no meu blog. Ficamos contectados...

    abc toninho vaz

    ResponderExcluir