quinta-feira, 15 de julho de 2010

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO

APRESENTAÇÃO


O FIT (Festival Internacional de São José do Rio Preto) chega à sua 10ª edição em 2010. Realizado pela Prefeitura Municipal de Rio Preto e pelo SESC SP, o evento é considerado uma das principais manifestações culturais do País.

Entre os dias 15 e 24 de julho, a cidade torna-se um grande palco para as manifestações artísticas. O FIT está entre os cinco maiores festivais de teatro do Brasil e traz, a cada edição, novos conceitos do teatro contemporâneo, incluindo em sua programação criações locais, nacionais e internacionais, que são apresentadas em espaços fechados e locais públicos em diversos pontos da cidade.

Com o tema “Conquista da Singularidade”, a edição deste ano tem como característica a ousadia, a busca pelo novo e o caráter experimental, trazendo teses teatrais nem sempre resolvidas completamente e mostrando processos que exploram diferentes maneiras de comunicação.

Na programação deste ano, o FIT apresenta seis espetáculos internacionais e 32 nacionais, entre eles seis infantis, cinco de rua e dez grupos de Rio Preto. Junto com os espetáculos, desembarcam na cidade as melhores companhias teatrais, artistas premiados e diretores consagrados, que somam-se aos talentosos grupos rio-pretenses para proporcionar a milhares de espectadores um contato inesquecível com a magia do teatro.

Histórico

Com 10 anos no formato internacional, o Festival de Teatro de Rio Preto soma, em 2010, 41 edições. O evento surgiu no final da década de 60, em um período em que o Brasil ditatorial atravessava diversas transformações sociais e políticas.

Em seus primeiros anos, tinha caráter competitivo e amador. Com espetáculos vindos do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, a primeira edição do Festival contou com a participação de 11 grupos, que se apresentaram na igreja Basílica, no bairro Boa Vista.

A apresentação de estreia, em julho de 1969, foi realizada pelo grupo de Rio Preto Teatro Jovem da Casa de Cultura, formado por Humberto Sinibaldi Neto, Dinorah Do Valle, José Eduardo Vendramini, Fábio Marques dos Santos, Maria Cristina Miceli, Raildo Viana, Ricardo Albuequerque e Reinaldo Silva.

O evento foi interrompido entre 1973 e 1980, voltando a ser realizado em 1981. Em sua 20ª edição, em 2001, deixou de ser competitivo e passou a ter um formato experimental e profissional.

O Festival Nacional de Teatro Amador deu lugar, então, ao FIT (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto) que se aprimorou e expandiu, atraindo as atenções de artistas de todo o mundo, além de ser um dos mais aguardados pelo público de diversos estados brasileiros e países vizinhos.

 Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está precisa se mexer

 Cia. São Jorge de Variedades

 
Sinopse:


A partir da obra de Heiner Müller, a Cia. São Jorge de Variedades criou a estrutura dramatúrgica que se aventura a contestar, com algum humor, o suposto malogro da revolução socialista e, de quebra, ainda traçar um retrato de sua geração. Inusitada, a encenação percorre as ruas da cidade, e três atores que se encontram levam o público até o espaço de apresentação, onde está montado um apartamento, ou melhor, um “aparelho”.

Ficha Técnica:

Criação e dramaturgia: Cia São Jorge de Variedades, a partir da obra de Heiner Müller

Direção: Georgette Fadel

Elenco: Marcelo Reis, Mariana Senne e Patrícia Gifford

Assistente de direção: Paula Klein

Direção musical: Luiz Gayotto

Direção de arte: Rogério Tarifa

Preparação corporal: Érika Moura e Lu Brites

Desenho de luz: Taty Kanter

Direção de produção: Carla Estefan

Assistente de produção: Glauber Pereira

Técnico de som: André Capuano

Contrarregras: Evandro Pires e Glauber Pereira

Programação Visual: Sato-CasadaLapa

Fotos: Cacá Bernardes

Categoria: Rua

Classificação: 14 anos

Nacionalidade: Brasil

Cidade: São Paulo (SP)

Local de apresentação: Rua Tiradentes n° 3305

Duração do espetáculo: 80 minutos

Apresentação: dia 19 de julho às 16h


Para maiores informações sobre o Festival Internacional de Teatro acesse o site http://www.festivalriopreto.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário