segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cinema e Literatura


 
Essa questão é bem antiga sobre adaptação de prosa literária para cinema, è claro que não se deve e não se pode misturar esses dois importantes segmentos da cultura e da arte. São duas formas bem distintas de expressão cultural e que são usadas diferentes ferramentas , onde não cabe comparação, aquela famosa frase - O livro é bem melhor que o filme , que ja escutei algumas vezes na saída do cinema sobre adapatação de obra literária,  quando a obra literária  tem uma qualidade de importancia nacional ou  mundial ,ai que o filme se torna um telhado de vidro pela expectativa do publico sobre que tipo de  abordagem  foi dada ao roteiro e direção do filme, onde a midia ajuda a aumentar a uma sútil convocação para julgamento, frases publicitarias empurram de uma forma positiva - veja o filme e leia o livro!
Para ilustrar bem esse texto busquei alguns filmes que vi baseados em obras literárias importantes e destaco O filme" Historias Extraordinarias", que tive a oportunidade de assistir no Cine clube da ex Faculdade Estácio de Sá - RJ ( hoje universidade), onde era apenas um colaborador. O filme é baseado em tres contos do livro de Edgard Allan Poe -   "Metzengerstein" de Roger Vadim -  é sobre uma mulher de família nobre que se apaixona pelo primo, mas não consegue tê-lo. "William Wilson" de Louis Malle é sobre um homem que, durante toda vida, foi atormentado pelo seu duplo; "Toby Dammit" de Federico Fellini é sobre um ator inglês que está constantemente atormentado pelos fãs, repórteres e pelo demônio.O filme do Fellini é baseado no conto "Nunca aposte a sua cabeça com o diabo" que por sinal só acabei lendo ha pouco tempo atrás , sempre tive uma grande curiosidade motivado pelo belo filme do Fellini. Na verdade o episodio do Fellini é muito pessoal onde desenvolve sua história bem estilizada é disparado o melhor em relação aos outros dois episódios.A sequencia da entrega do premio Loba de Ouro ao personagem Toby Dammit , interpretado pelo ator Terence Stamp é um dos grandes momentos do cinema mundial. Li recentemente o livro O Fotografo do escritor Cristovão Tezza e um dos personagens Professor  universitário Duarte  vai assistir a um  filme com sua aluna de Mestrado Lídia e durante o trailer " As ilusões perdidas" baseado no romance de Honoré de Balzac diz : Voce leu As ilusões perdidas ? ele pergunta , e era como se ele ganhasse tempo recuperando o proprio terreno, a voz do professor . E antes que ela respondesse - Leia antes de ver o filme para não destruir a leitura, e ela riu - è a grande obra de Balzac. Essa passagem  do livro me faz lembrar o seguinte, se o Professor Duarte tivesse visto o filme Toby Dammit do Felini com certeza  teria dito o contrário.
Talvez o Professor Duarte ,devesse ver filmes adaptados de grandes obras literárias, que conseguiram  muito mais  do que um mero registro do original, ai é que esta a  diferença dos grandes diretores de cinema!



Nenhum comentário:

Postar um comentário