terça-feira, 31 de agosto de 2010

                          
                 I Prêmio " Ser autor" 2010       

                   

O Município de Penapólis esta representado pelos alunos : Mariana e Wesley ( 8º série ) , Jéssica e Maryellen ( 3º serie colegial ) , no concurso patrocinado pela Secretaria do Estado de Educação na edição do Livro de Poemas I Prémio " Ser autor 2010" com a participação de diversas cidades do estado de São Paulo. O livro foi lançado com a presença dos alunos e professores que participaram dos poemas selecionados na Beinal do Livro em Agosto/2010 em São Paulo capital. A Escola Estadual Ester Eunice através das Professoras: Renata Nogueira , Cristina Toffani, Luciana  de Nadai e Maria Aparecida Cantazine , organizaram o processo seletivo , bem como a indicação de autores a diversos alunos participantes da primeira seleção. Após a seleção entre dezenas de poemas inscritos, os poemas " Paisagem coberta pelo branco " e " Única" , foram classificados e encaminhados para a Diretoria de Ensino e posteriormente para a comissão julgadora da Secretaria de Educação, que escolheram os poemas vencedores. A Escola Estadual Ester Eunice foi a única  a ter poemas selecionados em duas categorias, ensino fundamental e ensino médio. É importante ressaltar o trabalho que é feito na sala de leitura , com a direção das Professoras Renata Nogueira e Cristina Toffani no desenvolvimento de projetos de leitura , onde existe um grande interesse dos alunos , sempre com a participação das professoras de Português e Literatura Maria Aparecida e Luciana de Nadai. Parabéns a bela iniciativa dos professores , e principalmente a todos os alunos que participaram do projeto, interessados em aprender e se expressar em forma de poesia.



 Alunos: Mariana Fujimori e Weslei Vieira dos Santos ( 8ª série), Profª Maria Aparecida Catarzine, Profª Renata Nogueira, Profª Luciana de Nadai, alunas: Jéssica Monteiro Garcia e Maryellen de Almeida Oliveira Alves ( 3ª série colegial)


  



                            No meio da sala de leitura
                    tinham quatro alunos e dois poemas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bienal do Livro SP - John Boyne








Autor de “O menino do pijama listrado”, o escritor irlandês John Boyne, participou da mesa “Amizade nas trevas” na “Bienal do Livro de São Paulo”. Seu livro mais conhecido, transformado em filme em 2008, conta a história de um garoto alemão chamado Bruno, filho de um oficial da SS nazista durante a II Guerra Mundial, que vai morar perto de um campo de concentração e cria uma amizade com um garoto do outro lado da cerca de arame farpado, que parece usar todo dia o mesmo pijama listrado. Em entrevista ao G1, Boyne conta que leu muito sobre o Holocausto, mas nunca se imaginou escrevendo sobre o tema. Ele revela que, não sendo judeu, escolheu o ponto de vista de Bruno para contar a sua história. “Mesmo como escritor de ficção, não conseguiria usar Shmuel como voz narrativa. Seria como copiar os outros romances que já li. Bruno tem uma distância e uma inocência que é próxima daquela que um escritor não-judeu teria”, explica. “Bruno é ingênuo, mas conforme a história se desenvolve, ele começa a entender o que seu pai está fazendo, e se isso é ou não certo. Mas ele vê o pai como um herói, e ele não quer enxergar ele como o autor de algo tão terrível”, resume o autor.